Com o passar dos anos, o organismo vai deixando de funcionar da mesma maneira, com a mesma agilidade e eficiência. Por isso, a alimentação adequada para o idoso é tão importante, conseguindo auxiliar no bom funcionamento do corpo, bem como, trazendo saúde e qualidade de vida.
No calor, a atenção deve ser redobrada, por conta do risco de desidratação e desnutrição. Neste texto, trago algumas dicas para auxiliar a alimentação do idoso no calor. Essas dicas servem não só para os idosos, mas para todos que querem se manter nutridos e hidratados nos dias mais quentes.
- No verão é importante que se coma alimentos menos calóricos e mais leves. Dê preferência a frutas, verduras, legumes e proteínas magras, como frango e peixe.
- Dê preferência a alimentos ricos em água, como espinafre, laranja, tangerina, melancia, abobrinha, chuchu, entre outros.
- É importante aumentar a ingestão de líquidos, através de água de coco, sucos e água aromatizada. Os idosos têm maior dificuldade de beber água, por isso, essas são soluções para uma boa hidratação.
- Evite alimentos quentes e o excesso de cafeína e álcool, pois podem causar desidratação. Evite feijoada, lasanha, bebidas destiladas e prefira alimentos refrescantes e chás gelados. Caso queira tomar uma bebida alcóolica, dê preferência aos vinhos brancos e rosê que são servidos gelados. Mas mesmo eles, é para beber com moderação.
- Tenha uma alimentação saudável e balanceada para garantir nutrientes necessários para o seu organismo. E não se esqueça: beba bastante água!
Passe essas dicas para os idosos de sua convivência. Tenho certeza de que vai ajudar e muito a enfrentarem bem o calorão do verão. E aproveite essas dicas para você também, pois também precisamos nos cuidar para evitar uma desidratação.