Você já reparou como temos visto, com certa frequência, casais com dificuldade para engravidar? Em março, aqui no blog, expliquei porque nós não somos tão férteis como nossas avós. No texto de hoje, o meu foco são os homens. Você sabe quais são os 5 vilões da fertilidade masculina?
- Cafeína
Estudos mostram que, consumida em excesso, a cafeína pode prejudicar a qualidade dos espermatozoides e o volume médio do sêmen. O excesso (mais de 3 xícaras por dia) também diminuiu a quantidade e a qualidade do esperma. Uma a duas xícaras por dia está liberado.
- Estresse oxidativo
Os espermatozoides são sensíveis à variação de radicais livres. Quando os antioxidantes naturais do corpo não são suficientes para combater os radicais livres, eles ficam muito elevados. E isso está ligado ao estresse, ao consumo de álcool, tabaco, gordura saturada, poluição ambiental, pesticida e aditivos químicos.
- Obesidade
Alterações hormonais, do sono e acúmulo de gordura são efeitos da obesidade e isso impacta na fertilidade. Os obesos tendem a apresentar menor concentração de espermatozoides e déficit no grau de motilidade, o que interfere diretamente na fertilidade masculina.
- Cigarro
Estudo feito com fumantes mostrou que eles apresentavam altas concentrações de cotinine (uma substância derivada da nicotina) no sêmen, comprometendo a qualidade dos espermatozoides.
- Excesso de álcool
Um estudo com cerca de 30 mil homens mostrou que o excesso de álcool pode levar à redução de testosterona, do volume de sêmen e da concentração do esperma. Quando a gestação é panejada, o ideal é evitar ou reduzir o consumo de álcool de 3 a 6 meses antes.
Como melhorar a fertilidade masculina
O primeiro ponto é mudar os hábitos de vida: ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e dormir bem. Além disso, suplementar vitaminas e minerais essenciais para a fertilidade, se necessário.
Anote essas dicas e comece agora!
– Pratique atividade física regularmente. O exercício pode aumentar a produção de testosterona e ajudar na produção de espermatozoide. Lembrando que o excesso de atividade física ou uso de estimulantes para melhorar a performance são prejudiciais.
– Fuja de alimentos processados, pois são extremamente inflamatórios, o que acaba influenciando diretamente na fertilidade. Priorize comida de verdade e alimentos nutritivos, de preferência orgânicos.
– Consulte um médico e faça exames para analisar as taxas de vitaminas e minerais indispensáveis para a fertilidade masculina. Os principais são: zinco, selênio, magnésio, cálcio, vitamina D, ácido alfa lipóico, resveratrol e coenzima Q10. O médico irá te orientar sobre a necessidade de suplementação.
– Mude sua rotina imediatamente. Homens que ficam estressados frequentemente ou que não conseguem dormir de forma adequada, tem a sua produção de espermatozoides afetada.
Quando falamos em fertilidade, pensamos muito na feminina, mas a masculina também é essencial quando um casal deseja ter filhos. Os dois precisam estar com a saúde em dia para o sucesso de uma gravidez.