| Crononutrição: uma aliada de peso para uma vida equilibrada

Muitas pessoas acham que apenas a qualidade e/ou quantidade do que se come influencia na atividade metabólica. Mas você sabia que, além disso, os horários e a frequência com a qual nos alimentamos também interfere? É aqui que entra .

Respeitar o seu horário correto da alimentação pode trazer inúmeros benefícios, entre eles: controle do peso, melhora nos aspectos emocionais e mentais, fortalecimento do sistema imunológico e regulação do sono.

Cada metabolismo age diferente a cada período do dia. A pessoa que tem o cronotipo diurno tem o pico de produção de melatonina antes do meio-dia. Por esse motivo, dorme e acorda mais cedo, com pico de performance física e mental durante a primeira metade do dia. Já aqueles que possuem cronotipo noturno, acordam tarde e tem pico de performance após o meio-dia. Está associado a maior IMC e gordura corporal. Consequentemente, há predisposição à síndrome depressiva, diabetes, sarcopenia e síndrome metabólica.

Alteração do ciclo circadiano pode interferir no seu peso

O organismo tem um relógio biológico, fazendo com que o metabolismo atue de forma diferente em cada momento do dia. Por isso, os horários das refeições possuem grande influência na saúde, no ganho e na perda de peso.

Quando acontece alguma mudança nesse ciclo, a produção de hormônios como cortisol, leptina e adponectina, relacionados à obesidade e que demonstram ritmo circadiano, aumentam. Isso ocorre porque nossos hábitos alimentares são influenciados pelo relógio central do cérebro e pelo relógio periférico do corpo. Ou seja, quando você ingere algo pelo menos duas horas antes do horário que costuma dormir, isso pode causar desequilíbrio do organismo.

Assim como há um momento certo para dormir, há um momento ideal para comer. Alguns estudos, feitos em Salk Institute, em Dallas nos EUA, prevê que nosso corpo é voltado para digerir alimentos e absorver nutrientes apenas de oito a dez horas por dia (no máximo 12 horas). Fora desse período, o nosso relógio circadiano vira a chave e o nosso corpo entra num modo diferente para recuperar, restaurar e rejuvenescer. Sendo assim, quando sobrecarregamos nosso organismo no horário errado, colaboramos para o acúmulo de gordura no corpo.

Dicas para melhorar a qualidade do sono:

– Tenha horários fixos para dormir e acordar;

– Evite usar o celular, notebook ou assistir TV na cama;

– Pratique exercícios com regularidade;

– Cultive hábitos relaxantes como yoga, meditação e massagem;

– Evite bebidas com cafeína próximo do horário de dormir;

– Tenha um ambiente calmo e confortável para dormir.

Alimentação e boa qualidade do sono são essenciais para uma saúde plena. Não corra contra o tempo para cuidar do que realmente importa. O relógio está a seu favor, use com sabedora.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
MARQUE UMA CONSULTA
Ao enviar a mensagem, você concorda com a Política de Privacidade .