| Síndrome pós-covid afeta a vida de milhares de pessoas

A pandemia do coronavírus mudou a vida das pessoas e cenários nunca imaginados passaram a fazer parte da rotina. Tivemos que nos habituar a usar máscara, o álcool em gel virou item da necessaire e fomos obrigados a adotar um isolamento social bem difícil para nós brasileiros, que adoramos um abraço apertado e estar pertinho das pessoas. O Setembro Amarelo tem como objetivo o combate ao suicídio, por isso, é fundamental falarmos de saúde mental. E é aqui que os dois temas se misturam.

Os efeitos da pandemia vão muito além do físico: a nossa mente também está comprometida. Um trabalho feito no Instituto do Coração (Incor), com 185 pessoas que contraíram o coronavírus, mostrou que 80% manifestavam algum comprometimento cognitivo, como dificuldade de atenção e raciocínio, perda de memória, entre outros. Os seus efeitos trazem sintomas como: déficit nas funções executivas do cérebro, depressão, ansiedade e até mesmo estresse pós-traumático. Não é normal não estar bem, mas precisamos ficar firmes e fortes nessa luta.

A pandemia trouxe para a vida dos infectados consequências que vão muito além dos dias com o vírus ativo no nosso corpo. Alguns estudos mostram que os sintomas podem perdurar até seis meses após o fim da infecção. Fadiga, falta de ar, dores de cabeça, queda de cabelo, perda de olfato e paladar, dor no peito, palpitações, tontura e trombose são alguns dos sintomas observados, além dos relatados sobre saúde mental.

É importante ficar atento a esses sintomas e procurar ajuda médica. Sobretudo para voltar a praticar atividade física: o  médico é peça-chave para garantir o seu retorno seguro aos esportes. O nosso corpo é muito agredido pelo coronavírus. A perda muscular é nítida, sobretudo nos casos mais graves. O paciente sai mais magro e enfraquecido porque ele perde massa muscular e não gordura. O Covid derrete músculo mesmo. Com isso, alguns tem dificuldade para voltar a se locomover bem e ter forças para o dia a dia.

Até em pacientes que a perda não é muito grande, essa fraqueza se faz presente. Até seis meses após a infecção, a pessoa pode continuar tendo catabolismo, ou seja, a perda muscular. Além disso, alguns voltam a se alimentar de forma errada e o perfil metabólico piora muito e, com isso, vai se perdendo saúde. Então, se você teve covid, fique atento aos sintomas, procure ajuda médica e deixe sempre a sua saúde em primeiro lugar.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
MARQUE UMA CONSULTA
Ao enviar a mensagem, você concorda com a Política de Privacidade .