A qualidade de vida ruim e o uso precoce de anticoncepcionais tem levado muitas mulheres a apresentarem queda hormonal com sintomas associados a isso. Se antes se falava em reposição hormonal em torno dos 60 anos, hoje não se pode estabelecer uma idade. Cada vez mais, mulheres entre 30 e 40 anos estão precisando fazer reposição hormonal.
A queda hormonal começa aos 30 anos. Aliado aos hábitos de vida, como alimentação ruim, sedentarismo, obesidade, os hormônios ficam em níveis muito baixos, o que torna necessária a reposição para garantir a qualidade de vida. Com isso, mulheres mais jovens acabam sofrendo com os sintomas da menopausa sem estar passando por essa fase da vida.
Por isso, é fundamental fazer um acompanhamento médico e exames anuais para acompanhar a sua saúde. Só o médico pode definir se a reposição é ou não necessária e como fazer.
Benefícios da reposição hormonal
Quem nunca ouviu falar que mulher na menopausa tem ondas de calor, alterações de humor e diminuição do desejo sexual? Esses sintomas são comuns e também acontecem em mulheres mais jovens que estão com os hormônios desregulados, como dito acima. A reposição hormonal aumenta a libido, melhora a disposição e os sintomas de menopausa. E não, reposição hormonal não causa câncer. Isso é um mito!
Entre os benefícios, pode-se destacar:
- Diminuiu as ondas de calor que perturbam durante o dia;
- Alivia os picos de suores noturnos;
- Proporciona qualidade do sono, sendo ótimo contra a insônia;
- Age de forma preventiva, evitando a perda óssea que leva à osteoporose;
- Ameniza a irritabilidade;
- Previne a depressão;
- Retarda o envelhecimento;
- Melhora o desempenho sexual, uma vez que a lubrificação da vagina diminui as dores durante às relações;
- Diminui as chances de infecção urinária.
Se você é mulher e está com os sintomas, procure o médico para que seja avaliada suas taxas hormonais. A solução para o problema pode estar na reposição hormonal!