Muitas pacientes que sofrem com a Doença de Hashimoto não imaginam que esse quadro pode impactar diretamente na saúde feminina, resultando em problemas de ovulação e aumentando as chances de infertilidade.
Mas, afinal, o que é a Tireoidite de Hashimoto? Essa resposta você irá encontrar a seguir, assim como os seguintes tópicos:
- O que é a Tireoidite de Hashimoto?
- Qual o impacto dessa doença na fertilidade feminina?
- É possível aumentar as chances de engravidar mesmo com a Doença de Hashimoto?
O que é a Tireoidite de Hashimoto?
A Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune sistêmica, que leva à destruição progressiva das células da tireoide. Além disso, o quadro também afeta outros órgãos, como intestino e ovários.
Essa doença não possui uma causa específica, mas existem alguns fatores que podem contribuir, como hereditariedade e consumo excessivo de iodo, por exemplo.
Os sintomas mais comuns da Tireoidite de Hashimoto são cansaço, sono excessivo, pele ressecada, intestino preso, unhas fracas, problemas de memória, aborto e infertilidade.
A Doença de Hashimoto é responsável por 90% dos casos de hipotireoidismo, caracterizado pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Por esse motivo, é extremamente importante procurar uma avaliação médica ao identificar os primeiros sinais para que seja possível iniciar o tratamento o quanto antes, evitando que o quadro progrida e os sintomas impactem no bem-estar da paciente.
O diagnóstico desse quadro é feito através da dosagem dos anticorpos tireoidianos, que se elevam antes das alterações hormonais surgirem.
Qual o impacto dessa doença na fertilidade feminina?
Como expliquei, uma das consequências da Tireoidite de Hashimoto está relacionada com problemas de ovulação, o que aumenta as chances de aborto e pode ser a causa de infertilidade em muitas pacientes.
Isso porque a presença de anticorpos tireoidianos e suas alterações hormonais, como o hipotireoidismo, possui um impacto negativo na função ovariana e na produção de progesterona no organismo feminino. Com isso, aumentam as dificuldades para a implantação do embrião, assim como o risco de restrição de crescimento intra-uterino e parto prematuro.
É possível aumentar as chances de engravidar mesmo com a Doença de Hashimoto?
Se você tem o diagnóstico de Tireoidite de Hashimoto e deseja engravidar, saiba que isso é possível através do acompanhamento médico e da realização do tratamento mais adequado para o seu caso.
Além disso, separei algumas dicas super importantes que serão fundamentais para melhorar a sua fertilidade:
- Tenha uma alimentação saudável: aposte em uma dieta que contenha carnes magras, ovos e oleaginosas, reduzindo o consumo de alimentos inflamatórios e do glúten. O consumo do glúten está relacionado à piora da tireoidite.
- Suplemente vitamina D, se necessário: esse nutriente em doses baixas pode reduzir a imunidade e piorar a função ovariana.
- Priorize uma boa noite de sono: dormir a quantidade de horas adequadas ajuda a regular seus hormônios e promover um equilíbrio saudável do seu organismo.
- Pratique atividades físicas: se exercitar é fundamental para manter o bom funcionamento do metabolismo como um todo.
O caminho para preservar sua fertilidade é o cuidado que você mantém com seu corpo e com a sua saúde. Nunca se esqueça!