A maioria das mulheres na fase reprodutiva já tomou anticoncepcional alguma vez na vida ou ainda toma. Seja para prevenir a gravidez, seja por ter alguma patologia, como endometriose ou Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Mas você sabia que um estudo recente, chamado “Rumo a uma estratégia ideal de dosagem de contracepção”, revelou que a dosagem de hormônios nos anticoncepcionais poderia ser 92% menor, sem perder a eficácia? Por isso, eu começo o texto com o questionamento do título: será que o anticoncepcional é realmente benéfico?
Continue lendo e você vai conferir:
- 10 efeitos colaterais que o anticoncepcional causa no seu corpo
- Por que o anticoncepcional causa tantos efeitos colaterais
10 efeitos colaterais que o anticoncepcional causa no seu corpo
Dentre os diversos métodos contraceptivos existentes no mercado atualmente, é sempre necessário avaliar os efeitos negativos que eles trarão para o seu organismo.
Conheça dez efeitos colaterais do anticoncepcional:
- Ganho de peso
- Perda de libido
- Períodos perdidos de menstruação
- Enxaqueca
- Mudança de humor
- Dor nas mamas
- Mal-estar
- Enjoo
- Risco de trombose
- Aumento da pressão arterial
Por que o anticoncepcional causa tantos efeitos colaterais?
A maioria dos anticoncepcionais são compostos por estrogênios e progestágenos, que são hormônios sintéticos e com estruturas moleculares diferentes dos que produzimos. Eles têm a função de bloquear a ovulação e, assim, evitar a gravidez. Por não terem estruturas moleculares idênticas aos hormônios produzidos pelo nosso corpo, eles podem desencadear uma série de efeitos desagradáveis.
Como dito no início do texto, ao tomar o anticoncepcional, a mulher está ingerindo uma quantidade muito grande de hormônios sintéticos, sem necessidade. O estudo relata que a diminuição das doses de hormônio pode reduzir os tão temíveis efeitos colaterais. E o mais importante, cumprindo o seu papel de prevenção da gravidez.
Além disso, existem outros métodos contraceptivos seguros. Converse com o seu médico e veja qual o melhor para você. Não faça uso indiscriminado de anticoncepcional ou qualquer outra medicação sem prescrição médica.