A obesidade é uma doença crônica que pode acarretar outras doenças. Ela é definida quando há uma quantidade de gordura superior ao normal no organismo. Através do Índice de Massa Corpórea (IMC) pode-se avaliar isso e a bioimpedância serve como auxiliar fundamental para definição mais precisa de água, massa magra e massa gorda do organismo. A seguir, vou responder se obesidade tem cura e como deve ser o tratamento.
Obesidade é doença crônica
A obesidade é atualmente um dos principais problemas de saúde pública no mundo e seus índices continuam crescendo, um cenário alarmante. No Brasil, o percentual de adultos obesos mais que dobrou em 17 anos, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019.
A obesidade é uma doença grave e crônica que não tem cura, mas tem sim tratamento. E é fundamental a pessoa se conscientizar e se tratar, pois os obesos podem desenvolver doenças secundárias como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos, colesterol alto, derrame, artrite, problemas respiratórios, dentre muitos outros.
Como é o tratamento de obesidade?
O tratamento de obesidade é multidisciplinar: nutrólogo, nutricionista, educador físico e psicólogo devem atuar conjuntamente. Esse é o grande segredo para um tratamento duradouro, pois essa equipe vai te ajudar a mudar os hábitos de vida e a mantê-los.
Algumas dicas são:
- Tenha uma alimentação saudável e rica em alimentos de verdade;
- Evite alimentos ultraprocessados e o açúcar;
- Pratique atividade física regularmente. Se você for sedentário, comece com uma caminhada e depois vai evoluindo. O acompanhamento de um educador físico nessa etapa faz toda a diferença;
- Não use o alimento como recompensa. Por isso, o psicólogo é fundamental, para te ajudar a tratar a compulsão alimentar;
- Não faça dietas da moda para perda rápida de peso, pois a chance é de acontecer o famoso efeito sanfona, o que quer dizer que você pode engordar ainda mais depois, além de estar colocando em risco a sua saúde;
- Não faça dietas sem o acompanhamento de um nutricionista;
- Não faça tratamentos ou tome chás e remédios sem o acompanhamento e prescrição de um médico capacitado.
A sua saúde deve ser sua prioridade, por isso, invista nela e nos profissionais adequados. O tratamento da obesidade não é fácil, por isso o melhor caminho é a prevenção através de bons hábitos, alimentação saudável e atividade física.