| Como a inflamação crônica pode afetar a sua saúde?

A inflamação crônica é capaz de descontrolar as funções do organismo e desencadear uma série de doenças, além de afetar a saúde reprodutiva, a implantação do embrião e poder causar abortos. Alguns hábitos da vida moderna interferem diretamente nisso e contribuem para a inflamação, que no início é silenciosa.

Continue lendo para saber:

  • Surgimento de doenças crônicas está ligado a inflamação do corpo
  • 4 hábitos da vida moderna que estão te adoecendo
  • Porque o corpo fica inflamado

 

Surgimento de doenças crônicas está ligado a inflamação do corpo

O surgimento de doenças crônicas, como resistência insulínica, diabetes, agravamento de doenças autoimunes, disbiose, enxaqueca, alterações hormonais e psicológicas têm em comum um corpo inflamado.

À medida que desenvolvemos hábitos alimentares ricos em industrializados, não temos uma boa higiene de sono, aumentamos a ingestão de álcool, dos níveis de stress, dentre outros hábitos prejudiciais, alteramos muitos processos no nosso organismo e dentre eles desencadeamos a inflamação.

Um estudo publicado pela revista Nature, feito em 2018, mostrou que mais de 50% de todas as mortes no mundo são atribuídas a doenças relacionadas a inflamações: cardiopatias isquêmicas, AVCs, câncer, diabetes etc.

 

4 hábitos da vida moderna que estão te adoecendo

O estilo de vida moderno diversas vezes nos deixa expostos a hábitos que são capazes de desencadear inflamações no nosso corpo. E os quatro principais são:

  1. Alimentação “moderna” (rica em industrializados e açúcar);
  2. Má qualidade do sono;
  3. Estresse;
  4. Sedentarismo.

 

Lembre-se que fazer pequenas mudanças diariamente ajuda na redução das toxinas do seu corpo e, consequentemente, nos quadros de inflamação, além de tornar a sua vida mais saudável.

 

Por que o corpo fica inflamado?

Ao longo do tempo, a gente vai agredindo o nosso corpo com hábitos pouco saudáveis, especialmente a alimentação, rica em industrializados, alterações hormonais, estresse, falta de sono, contaminação por metais pesados, poluição e etc. Isso faz com que nosso organismo fique em alerta máximo. Ele pensa que está sendo agredido e precisa combater o tempo todo. Para isso, ele libera substâncias inflamatórias de sinalização, muitas vezes silenciosa, pois demora anos para começar a aparecer os sintomas e consequências dessa inflamação.

Essa liberação faz com que a gente ative alterações importantes no nosso sistema, seja no pâncreas, nas paredes das nossas células ou nos vasos sanguíneos. Com o passar do tempo, os sintomas aparecem: dor de cabeça, piora do humor, crises de ansiedade e/ou pânico, alterações digestivas, diabetes, resistência insulínica, câncer, AVC, pressão alta, infarto e doenças autoimunes, por exemplo.

Quando os sintomas aparecem, é a ponta do iceberg, por baixo muita coisa está acontecendo há muito tempo para que esses sintomas apareçam “na superfície”. Por isso, eu afirmo: enquanto o seu corpo tiver essa inflamação crônica e silenciosa, você não vai ter saúde. Para uma saúde plena, é preciso não só olhar os sintomas, como olhar a base e desinflamar. Vamos aproveitar esse início de ano e mudar os seus hábitos de vida em busca da sua melhor versão? Se precisar de ajuda, conte comigo.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
MARQUE UMA CONSULTA
Ao enviar a mensagem, você concorda com a Política de Privacidade .