Quem nunca exagerou na ceia de Natal ou de Ano Novo? Nessa época do ano, as pessoas costumam sair da rotina, pois além das festas de fim de ano, ainda tem as confraternizações de trabalho e amigos. Então, é comum o aumento do consumo de álcool, comidas gordurosas e mais pesadas.
Ao exagerar na comilança dessa época, podemos acabar intoxicando nosso organismo com diversas substâncias que nos causam mal-estar, cansaço, retenção hídrica, náuseas, dor de cabeça e diversos outros sintomas. No texto de hoje, vou trazer algumas dicas de como desintoxicar e recuperar o organismo mais rapidamente após as festas de fim de ano.
Mas antes disso, vou dar uma dica preciosa: mantenha a alimentação balanceada ao longo do dia, não transforme os excessos da ceia em uma desculpa para comer demais em todas as refeições. Tome um café da manhã rico em proteínas, almoce algo leve, como uma carne magra com salada, se hidrate muito e opte por oleaginosas e frutas nas refeições intermediárias.
Na hora da ceia, não é preciso exagerar também, mas se permita comer o que gosta, sem cobranças. É o que falo com os meus pacientes: não é o que você come nas festas de fim de ano que vai te engordar ou prejudicar sua saúde, mas o que você come o resto do ano. Então, as palavras de ordem são equilíbrio e moderação.
Dicas para desintoxicar o organismo
A dica de ouro e que você deve sempre lembrar é a hidratação. Ela é importante para você se recuperar do processo de intoxicação presente no corpo, ajudando no bom funcionamento do organismo, circulação sanguínea, distribuição dos nutrientes e eliminação de toxinas. Água, suco verde e água de coco são bons aliados. Que tal no café da manhã após a ceia fazer um delicioso suco verde? E não se esqueça de ter uma garrafinha de água ao seu lado ao longo do dia.
O poder das especiarias
Chás e especiarias são poderosos aliados na recuperação do organismo após o consumo em excesso de álcool e comida. O consumo de álcool pode trazer diversos sintomas como náuseas, dores de cabeça, a famosa ressaca. Algumas opções para ajudar a reverter esse quadro são:
– Chá de gengibre com hortelã, que auxilia na redução do enjoo.
– Uso de alecrim e/ou pimenta vermelha, que aliviam as dores de cabeça.
– Canela, que pode ser consumida em chá ou com frutas, para regularizar o pico de glicose no sangue.
Outro efeito no nosso organismo dos excessos de álcool e comida é a sensação de inchaço e a retenção hídrica. Para isso, alguns chás podem ser consumidos, como:
– Abacateiro, hibisco, cavalinha e dente de leão.
Por fim, a dica é para ajudar na recuperação do estômago, reduzindo dor e acidez. Para isso, opte por utilizar spirulina ou aloe e vera. E para remover as toxinas do fígado, as opções são o famoso chá de boldo, a alcachofra e o chá verde.
As comilanças do fim do ano afetam muito o nosso organismo, por isso, é preciso se cuidar, se hidratar e se recuperar o quanto antes. Essas dicas irão te ajudar nesse processo e a atividade física também é uma aliada. Aproveite as festas de fim de ano, não se prive das coisas gostosas que você espera o ano todo para comer, mas tenha equilíbrio, moderação e lembre-se dessas dicas. Boas festas!