| Conheça alguns fatores que podem prejudicar a fertilidade

Fertilidade é um tema que eu gosto muito de falar e de atender no meu consultório. Ver mulheres (e homens) realizando o sonho da maternidade (paternidade) é muito gratificante. Por isso, hoje resolvi trazer alguns fatores que podem prejudicar a fertilidade. Você vai ver:

  • Cinco alimentos que prejudicam a fertilidade
  • Saiba a relação entre tireoide e fertilidade
  • Quando a FIV é indicada
  • A idade também interfere na fertilidade masculina

 

Cinco alimentos que prejudicam a fertilidade

É fundamental que o casal se prepare para engravidar. Fazer exames, repor suplementos necessários, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física devem estar no planejamento do casal. Sempre ressalto que uma gravidez é 50% homem, 50% mulher, por isso, é importante que os dois cuidem da saúde.

Confira cinco alimentos que prejudicam a fertilidade:

  • Açúcar em todas as suas versões: refinado, coco, demerara e cristal.
  • Carboidratos refinados, como pães, bolos etc.
  • Alimentos processados, como os industrializados, cheios de aditivos e conservantes e pouco nutricionais.
  • Verduras e frutas com agrotóxicos. O ideal é priorizar os orgânicos.
  • Carne vermelha.

 

Saiba a relação entre tireoide e fertilidade

A tireoide é uma glândula endócrina (secreta hormônio diretamente na corrente sanguínea) que desempenha um papel fundamental no nosso sistema reprodutivo, tanto da mulher quanto do homem, e pode sim influenciar na fertilidade, mesmo que indiretamente.

Quando há disfunções nela, isso acaba afetando diversos órgãos, dentre eles os ovários e os testículos. E, como consequência, pode ocorrer redução nas chances de gravidez, além de afetar também na gestação e no parto.

Quando a mulher tem hipertireoidismo, alguns sintomas como irregularidade menstrual e dificuldades na ovulação comprometem o processo de concepção durante a tentativa de engravidar. Além disso, durante a gravidez o hipertireoidismo pode trazer alguns problemas como o descolamento de placenta ou falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.

A mulher que tem hipotireoidismo precisa aumentar o T4 (hormônio da tireoide) para o bom desenvolvimento do bebê. Além disso, quando o T4 está muito baixo, ou seja, não está controlado, pode reduzir as chances de engravidar e aumentar as chances de aborto.

Quando a FIV é indicada?

Durante o processo de tentativa da tão sonhada gravidez, é possível que ocorram alguns questionamentos, como a possibilidade de se fazer um tratamento como a Fertilização in Vitro (FIV), que é um procedimento médico utilizado para auxiliar os casais com dificuldade na concepção de um filho de forma natural. Durante esse processo, o óvulo é fertilizado fora do corpo da mulher, em um laboratório, e o embrião é transferido diretamente para o útero, na expectativa de que ele implante, resultando na gravidez.

Antes de ser indicada a FIV, é necessário que haja uma investigação prévia para entender a causa da infertilidade do casal, o que auxilia na tomada de decisão da estratégia. Feito isso, existem alguns casos específicos que o procedimento é adequado:

* Mulheres com menos de 35 anos, após terem tentado por cerca de 1 ano, sem sucesso;
* Mulheres acima dos 35 anos, após terem tentado por cerca de 6 meses, sem sucesso;
* Mulheres com histórico de abortos recorrentes;
* Homens com problemas sérios de fertilidade, como baixa contagem e qualidade de espermatozoides, por exemplo.

Ao cogitar esse método, é importante saber que cada caso é analisado de forma individual pelos especialistas. Portanto, é fundamental buscar ajuda médica para que você realize o seu sonho de uma forma segura e saudável.

 

A idade também interfere na fertilidade masculina

Quando o assunto é idade, as pessoas costumam pensar que isso só prejudica a mulher. Porém, estudos revelam que a idade interfere também na fertilidade masculina. Além de diminuir a quantidade da produção do espermatozoide, também tem a diminuição da motilidade, ou seja, da velocidade do espermatozoide, além de aumentar o número de anomalias de espermatozoides alterados.

A consequência disso é o aumento do número de abortos, de alterações congênitas no neném e a dificuldade de fecundação, ou seja, de que a gravidez aconteça. Por isso, os homens também precisam se cuidar e suplementar nutrientes necessários. E não se esqueça: se você suspeita de problemas de fertilidade, o primeiro passo é procurar ajuda médica, pois cada caso deve ser analisado de forma individual.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
MARQUE UMA CONSULTA
Ao enviar a mensagem, você concorda com a Política de Privacidade .