A endometriose é uma doença em que as células do tecido que reveste o útero, conhecido como endométrio, se proliferam nos ovários, tubas uterinas, bexiga, intestino, entre outros.
Isso acontece porque, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, essas células se movimentam no sentido oposto e começam a crescer em outras regiões do corpo. O grande perigo é que como esses tecidos estão fora do útero, o sangue, que deveria ser eliminado durante o ciclo menstrual, não tem lugar para sair e pode causar inflamação na área em que está localizado, provocando fortes dores.
A endometriose impacta diretamente na saúde da mulher, causando dores abdominais intensas, dor na relação sexual, alterações intestinais, comprometimento da bexiga, além de ser uma das maiores causas de infertilidade.
A OMS reconhece a endometriose como um problema de saúde pública e, segundo o Ministério da Saúde, uma em cada 10 mulheres no Brasil sofrem com a doença. Ou seja, esse quadro está cada vez mais comum e foi pensando nisso que resolvi abordar um pouco mais sobre o assunto, explicando quais fatores precisam de atenção e como pacientes com endometriose podem melhorar as chances de fertilidade.
A seguir, você vai encontrar:
- A endometriose pode surgir na adolescência?
- Como amenizar os sintomas da endometriose?
- Saiba como melhorar as chances de concepção
A endometriose pode surgir na adolescência?
Como expliquei acima, a endometriose é uma doença que atinge cada vez mais mulheres em todo Brasil. E, atualmente, o número de adolescentes e mulheres jovens diagnosticadas com a doença aumentou.
É exatamente por esse motivo a importância da família estar atenta aos sintomas para que seja possível procurar ajuda médica o quanto antes.
Os sinais mais comuns da endometriose e que merecem atenção são:
- Cólicas intensas durante o ciclo menstrual
- Sangramentos irregulares e intensos
- Dor durante a relação sexual
- Dor ao urinar e ao evacuar
- Problemas que afetam o aparelho digestivo, como náusea, diarreia ou constipação
Estar atento aos sintomas da endometriose permite que seja possível ter um diagnóstico preciso para iniciar um tratamento tranquilo para evitar muitos efeitos negativos da doença na saúde da adolescente.
Como amenizar os sintomas da endometriose
De acordo com a visão da medicina tradicional chinesa, essa é uma doença fria. Portanto, é preciso manter o útero aquecido para amenizar os sintomas manifestados pela endometriose e que impactam na rotina das pacientes.
Baseado nisso, algumas dicas são importantes e podem ser aplicadas no dia a dia, como:
- Mantenha o corpo aquecido
- Tome banhos quentes
- Faça escaldas pés
- Evite ambientes frios
- Não consuma produtos gelados
- Consuma chás, como o de camomila e dente de leão, por exemplo.
- Opte por produtos mais quentes, como cúrcuma, canela e gengibre.
Além disso, como a endometriose é uma doença inflamatória, é preciso fazer a descontaminação do corpo. E, para isso, é importante pensar nos produtos que estão sendo consumidos e se esses são ricos em chumbo ou alumínio, por exemplo. Ações pequenas, mas que são importantes para desinflamar o organismo.
Saiba como melhorar as chances de concepção
A endometriose é uma doença que afeta diretamente a fertilidade feminina e, por isso, pacientes que sofrem com a patologia apresentam dificuldades para engravidar de forma natural.
Mas existem algumas alternativas que podem ajudar a aumentar as chances da tão sonhada gestação. As principais dicas que posso citar são:
- Emagrecer: dessa maneira, a paciente consegue diminuir a resistência insulínica e a inflamação causada pela doença.
- Praticar atividades físicas
- Não consumir café, leite e derivados
- Evitar alimentos que possuem glúten
- Eliminar o açúcar do dia a dia
- Realizar acompanhamento médico, tanto de um ginecologista quanto de um nutrólogo, para garantir que todos os cuidados com a saúde estão sendo tomados.
A endometriose tem cura e é possível controlar os sintomas, assim como os impactos na vida do paciente, trabalhando na alimentação, no estilo de vida e na descontaminação do corpo.