Os metais tóxicos são extremamente prejudiciais para a nossa saúde e, infelizmente, estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
E foi como uma forma de alerta que resolvi escrever esse conteúdo para mostrar onde os metais são encontrados em nossa rotina, os impactos na nossa vida e as formas de contaminação. Continue lendo, a seguir você vai encontrar:
- O que são os metais tóxicos?
- Como saber se existe contato com metais tóxicos no dia a dia?
- Conheça os malefícios dos metais tóxicos para a saúde
O que são os metais tóxicos?
Também conhecidos como metais pesados, esses são elementos químicos nocivos para a saúde humana. Posso citar como exemplo o chumbo, o mercúrio, o manganês e o cádmio.
É extremamente importante evitar a contaminação por esses metais já que uma vez ingerido, ele não consegue ser mais eliminado pelo organismo.
Como saber se existe contato com os metais tóxicos no dia a dia?
Eu sei que você deve estar se perguntando onde esses metais pesados estão presentes na rotina para evitar o contato com eles. É possível estar próximo nas seguintes situações:
- Durante a queima de lixo, já que acontece a liberação desses metais na atmosfera;
- No descarte do lixo na água, assim como a contaminação de rios e mares e, consequentemente, de peixes;
- Os metais tóxicos também estão presentes no ramo industrial e pessoas que trabalham com tinta, cloro, plásticos e na área metalúrgica podem se contaminar;
- O alerta também vale para produtos de beleza, papel alumínio, desodorantes, panelas de alumínio, entre outros, que podem estar contaminados.
Uma dica importante que posso dar é sempre analisar a natureza dos produtos utilizados/consumidos no dia a dia para ter certeza de que eles não possuem metais tóxicos. Além disso, quem está exposto a esses metais no trabalho, deve sempre utilizar equipamentos de proteção.
Conheça os malefícios dos metais tóxicos para a saúde
Essas substâncias podem contaminar o organismo de uma pessoa, sendo capaz de prejudicar o bom funcionamento de órgãos vitais.
Os malefícios de alguns dos metais tóxicos são:
- Chumbo: a contaminação provoca anemia, doenças renais e alterações neurológicas;
- Mercúrio: o contato excessivo resulta em fadiga, irritabilidade, tremores, depressão e cegueira. Além de afetar o desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez no caso de gestantes;
- Manganês: causa insônia, anorexia, diminuição da libido, problemas de memória, delírios, alucinações e comportamento compulsivo;
- Cádmio: o contato excessivo impacta negativamente no funcionamento do fígado, rins e pulmões, podendo causar câncer.
Por isso, é tão importante estar atento as formas de contaminação desses metais tóxicos, conferindo a natureza de cada produto consumido em sua rotina.
Também é indicado realizar periodicamente exames para avaliar a concentração dessas substâncias no organismo para que seja possível realizar um tratamento o quanto antes, evitando, assim, prejuízos para a saúde.