Há mais de 8 anos eu atuo na nutrologia e até hoje vejo muitas pessoas, inclusive pacientes, tendo dúvidas sobre a minha especialidade e no que ela difere da nutrição. Você sabe quais as diferenças entre nutrólogo e nutricionista? Pensando em sanar esse questionamento, o meu texto de hoje será sobre o tema. Continue lendo, que você vai ver:
- O que um nutrólogo faz
- Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista
- A importância de se consultar com um nutrólogo
O que um nutrólogo faz?
Primeiro ponto importante é explicar que a nutrologia é uma especialidade médica e, portanto, só pode ser exercida por médicos que fizerem pós-graduação/residência na área. Essa especialidade estuda e analisa o impacto dos nutrientes no organismo, promovendo melhor qualidade de vida a seus pacientes.
A nutrologia possibilita que o médico trabalhe a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas à ingestão de determinados nutrientes. Então, vai muito além de emagrecimento. O nutrólogo atua na prevenção e tratamento de doenças crônicas (como obesidade, diabetes, hipertensão), doenças metabólicas (como intolerâncias e alergias alimentares), transtornos alimentares (como anorexia, bulimia, compulsão alimentar) e alterações hormonais (como insulina, leptina e hormônios da tireoide).
Nas minhas consultas, busco fazer um atendimento integral e multidisciplinar, o que inclui, muitas vezes, o acompanhamento com nutricionista, profissional de educação física e até mesmo psicólogo. Para isso, eu avalio o paciente através do histórico, de exames e de avaliação corporal. Assim, consigo identificar, por exemplo, se há excesso ou falta de algum nutriente essencial. A partir dessa análise completa, traço o melhor tratamento individualizado, visando promover melhor qualidade de vida e bem-estar.
Você sabia que a deficiência de ferritina pode causar cansaço extremo e perda de memória e que a deficiência de vitamina B12 pode causar depressão? Por isso, essa avaliação feita pelo nutrólogo é tão importante.
Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?
Agora que já expliquei o que um nutrólogo faz e como é meu trabalho, vou falar a diferença para o nutricionista. Este profissional é formado em nutrição e tem como principais funções: prescrever dietas individuais, auxiliar na alimentação do paciente e preparar cardápios. Ou seja, o nutricionista faz as orientações nutricionais e dietéticas e pode indicar suplementações quando necessário.
O nutrólogo avalia o paciente como um todo, buscando entender a relação entre problemas nutricionais e outras doenças ou sintomas. Ele previne, diagnostica, trata e receita medicamentos e suplementação, quando necessário. Após essa análise, ele encaminha para um nutricionista para que este faça o plano alimentar individualizado de acordo com o metabolismo do paciente, pois o médico nutrólogo não monta a dieta, apenas dá orientações do que deve ou não consumir. Por isso, o trabalho dos dois profissionais em conjunto auxilia muito na melhora da saúde do paciente.
A importância de se consultar com um nutrólogo
O fator mais importante para se consultar com um nutrólogo é ter qualidade de vida. Como explicado acima, o nutrólogo vai analisar sua saúde de maneira integral, buscando promover mais bem-estar, pois é preciso buscar a causa do problema e tratá-la, e não apenas mascarar através de medicações.
Por isso, pacientes com doenças crônicas, metabólicas, transtornos alimentares ou alterações hormonais devem fazer o acompanhamento com o nutrólogo. Assim, é possível trazer mais qualidade de vida, através da mudança de hábitos, alimentação adequada e prática de atividade física. Esses são os três pilares para todos que buscam saúde e bem-estar.
Cada vez mais, estudos têm mostrado o quanto a alimentação está ligada a prevenção de doenças, como câncer, por exemplo. Por isso, a consulta com um nutrólogo não se resume ao emagrecimento, como muitos pensam. A consulta é para quem busca qualidade de vida, bem-estar e mudança de hábitos.