| O tratamento com cannabis medicinal é seguro?

CBD, THC, cannabis medicinal, óleo de cannabis, você já ouviu falar em algum desses termos? Esse assunto tem muitos tabus envolvidos, então vou falar um pouco sobre ele hoje para desmistificar os preconceitos referentes a cannabis medicinal. Neste texto, eu vou explicar o que é a cannabis medicinal, a segurança do tratamento, se podemos fazer uso recreativo e a regulamentação no Brasil.

 

O que é a cannabis medicinal?

São produtos extraídos da cannabis sativa e que tem efeito benéfico no nosso organismo. Já foi descoberto há alguns anos que temos no nosso corpo um sistema endocanabinóide, ou seja, a gente também produz essas substâncias semelhantes às extraídas da planta, que ativam o sistema de equilíbrio no nosso corpo. Quando a gente tem alguma alteração, alguma doença, algo que possa desequilibrar esse sistema, a gente vai ter alguns sintomas ruins, por isso a gente emprega os fitocanabinóides com grandes resultados.

Nós temos receptores para esses endocanabinóides (que o nosso corpo produz) e fitocanabinóides (extraído da planta) no corpo todo: células do sistema imunológico, do sistema nervoso central, do sistema reprodutor, principalmente do feminino, células intestinais.

É um ativo muto bom de ser usado, faz controle da depressão, da ansiedade, da dor crônica, da enxaqueca, ajuda no processo de demência, diminuindo essa velocidade de degeneração do cérebro, ajuda no Parkinson, enfim, uma gama de doenças que se pode empregar o uso de cannabis para o tratamento.

 

Se é bom, pode ser feito o uso recretativo?

Não. O THC é um fitocanibinóide que tem efeitos psicoativos no nosso sistema nervoso central, então a gente tem que ter um pouco de medo de usá-lo, principalmente em doses altas. E quando a gente faz o uso recreativo, as altas doses dessa substância, que está presente principalmente na folha, podem trazer consequências negativas, pois é basicamente o THC.

Então, não é a mesma coisa, estamos falando da cannabis medicinal, um fitomedicamento que tem indicações precisas e deve ser prescrito por médicos que tenham competência nisso, porque não é recreação. É uma medicação que está trazendo muitos resultados benéficos para muitos pacientes.

 

O tratamento com cannabis medicinal é seguro?

Trabalho com a terapia do canabinóide há 5 anos e sou certificada internacionalmente por isso. E posso afirmar que ele é muito seguro, desde que seja prescrito por médico que já tenha treinamento e estudo sobre isso.

Para se ter uma noção, alguns analgésicos mais potentes que fazem o controle da dor são muito mais perigosos, porque eles atuam no tronco cerebral. Quando uma medicação atua no tronco cerebral, há grandes chances de parada cardiorrespiratória. E o cannabis quase não tem receptores no tronco cerebral. Até o presente momento, não tem nenhum relato de parada cardiorrespiratória ou morte envolvida com os óleos, o que mostra que tem mais segurança fazer o uso desse óleo do que de alguns analgésicos.

Mas, como toda medicação, tem efeito colateral sim, alguns casos em que não se pode prescrever, além de ser preciso ficar atento a certos exames porque pode ter interação com algumas medicações.

 

A cannabis é regulamentada no Brasil?

A importação é regulamentada pela Anvisa. Hoje temos alguns produtos que são vendidos na farmácia, mas precisa de receita de controle especial. A maioria dos produtos, como os que eu uso, são importados. São produtos que eu tenho mais confiança e segurança e a autorização para importação é direto na Anvisa.

Existem representantes que fazem esse meio de campo para chegar aqui. Não é difícil conseguir, mas espero que fique mais fácil, que venha para o Brasil com autorização para produção. Hoje não temos autorização para produção, só algumas associações que já conseguiram isso, de forma permanente ou provisória. Espero que essa medicação chegue mais no Brasil para que o custo fique mais viável e mais pessoas sejam beneficiadas com o tratamento.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
MARQUE UMA CONSULTA
Ao enviar a mensagem, você concorda com a Política de Privacidade .